Iniciativas de empresas de SC atenuam crise
Com o avanço da pandemia da Covid-19, superar as dificuldades e se manter motivado tem sido o maior desafio do comércio. Em Santa Catarina, a campanha ‘A gente se reinventa’ da Federação das CDLs (FCDL/SC) valoriza o varejo local e promove aproximação com clientes e fornecedores, além de estimular os lojistas a preparem ações com foco na empatia e solidariedade para atenuar os impactos da crise atual.
“É muito importante aproveitar esse período de retração com iniciativas práticas, capazes de motivar e mobilizar”, defende Valdemir Manoel da Silva, gerente-comercial da FCDL/SC. Nos últimos dias, Guilherme Techio, proprietário da Pertec Movéis, de Fraiburgo, no meio-oeste do estado, investiu em uma série de ações para aproximação com seus clientes. Além das vendas por delivery e utilização de aplicativos e redes sociais, ele promoveu campanhas diárias na rádio local, com diferentes mensagens positivas e novidades da loja. “Para acompanhar o fluxo das mudanças é preciso todo dia ter uma nova estratégia. Vale a pena tentar fazer diferente, encarar as dificuldades”, garante Techio, que é também presidente da CDL do município.
Além destas iniciativas que estreitam o relacionamento com o consumidor, a Pertec Movéis conta também com cobrador porta a porta para receber as parcelas do carnê direto na casa dos clientes. “A intenção é mantê-los seguros e na comodidade do lar. A hora é de aproximação e solidariedade, até com os nossos concorrentes”, conclui Techio.
Em Criciúma, para estimular a compra local, houve uma adesão significativa ao aplicativo ‘ToPedindo’, plataforma de delivery que atende às compras digitais no comércio da cidade. A articulação teve o apoio da CDL e da Prefeitura, possibilitando o uso do aplicativo sem taxas por 90 dias, com preços fixos abaixo do custo e exposição de produtos em vitrine on-line. A Deluppo Ferragens, empresa criciumense, doou mais de 150 mil máscaras e luvas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.
Ainda no sul-catarinense, surgiu a campanha ‘Somos Todos Tubarão’, uma iniciativa de entidades que compõem o Comitê de Desenvolvimento Econômico daquele município, que promovem ações beneficentes, de estímulo ao voluntariado e de valorização do comércio tubaronense.
Empresárias lideradas por Mirvana Andreis, presidente da CDL Mulher de Balneário Camboriú, estão confeccionando máscaras de tecido para doar às equipes de saúde, agentes sanitários e de segurança. A ação faz parte do projeto VesteVida, com a participação de 40 costureiras e apoio de empresas de diferentes regiões de Santa Catarina, principalmente do Vale do Itajaí e sul-catarinense. “Diante deste momento difícil, vimos uma oportunidade de contribuir para que a empatia vença o medo”, afirma Mirvana Andreis.
Em Tijucas, na Grande Florianópolis, a empresa de Software Asseinfo, com apoio da CDL e outras entidades empresariais da cidade, criou um portal que mapeia os estabelecimentos que estão trabalhando com delivery nas proximidades. O site ‘Compras Em Tijucas’ (https://comprasemtijucas.com.br/) recebe gratuitamente a inscrição das empresas.
Para a FCDL/SC, todas as iniciativas, individuais ou coletivas, são de grande valia frente à inesperada crise e das consideráveis perdas já contabilizadas no varejo. “A capacidade dos lojistas catarinenses de superar situações adversas com criatividade e comprometimento nos comprova que sairemos deste momento de pandemia com ainda mais força e união do setor”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação.